Calça Jeans: sua evolução em 140 anos de história 5

Calça Jeans: sua evolução em 140 anos de história

 Moda

Calça jeans

Não dá para negar que o jeans é uma peça fundamental e que faz parte do dia dia do homem contemporâneo. Esta espécie de peça “curinga” acaba de completar 140 anos e é sinônimo de praticidade, elegância, estilo e bem estar.
Com uma infinidade de modelos, cores e tamanhos, mantém-se super atual e se adapta ao gosto de qualquer pessoa.
Hoje em dia, podemos encontrar vários “shapes”, como  skinny, fit, tradicional, slim fit, cintura alta e baixa, pantalona, legging
As cores variam do clássico azul até as cores  menos tradicionais (vermelho, rosa, lilás) e os tamanhos, variam do p ao extra grande.
Mas fica uma grande curiosidade: como foi que surgiu esta peça que já vestiu várias gerações e se moldou com o passar do tempo?
Na realidade existem algumas versões para a criação da calça jeans, e alguns estudiosos acreditam que a primeira peça  surgiu na França. Portanto, há quem descorde e diga, que as primeiras peças foram produzidas na Itália.
                                                                                                                                                                           Reprodução: YoutubeCalça jeans
calça jeans
calça jeans
Mas, a ideia mais aceita é que a peça surgiu em 1853 e o responsável por esse feito foi o alemão Levi Strauss. Sabendo da necessidade de criar uniformes para os empregados de uma mineradora de ouro nos Estados Unidos, o vendedor de lonas, Strauss, resolveu ir a América para vender seu produto para cobrir as carroças.
Naquela época, o mercado estava saturado e as lonas começaram a ficar estocadas nas prateleiras. A ideia que Strauss teve foi de utilizar o material, considerado resistente, para confeccionar a calça. Então surgiu aí o primeiro protótipo da famosa calça.
Portanto, Strauss, apesar de saber do sucesso de seu invento decidiu usar um outro material para confeccionar as novas calças, e então a partir desta nova escolha, resolveu usar o brim, também chamado de denim.

Agora o DOGMA21 tem canal de vídeos e não esqueça de assiná-lo. Clique nessa frase, assine-o e não perca os vídeos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.