Sick lit: literatura doentia. Livros best sellers! 5

Sick lit: literatura doentia. Livros best sellers!

“Sick Lit” – literatura doentia

Um dia desses, eu estava lendo uma revista e me deparei com um tema um tanto estranho. A matéria abordava o Sick Lit. Mas afinal, o que é isso?
Se a gente for traduzir do inglês para o português, sick significa doente e lit, literatura. Então seria uma espécie de literatura doente?
Sim, é isso mesmo!
O tabloide britânico “Daily Mail“, foi o primeiro jornal a usar este termo para classificar os livros infantojuvenis que têm como temática: bullying, abuso sexual, doenças terminais, suicídio, anorexia etc. Entre os livros de grande sucesso, um que se destaca é o “A Culpa é das Estrelas“.

O livro conta a história de um casal de jovens que tem câncer. A personagem Hanzel, 16 anos, convive com o câncer há três anos e a doença começou pela tireóide, passando depois para os pulmões.

Já Augustos, 17 anos, teve osteossarcoma e amputou uma das pernas. Os dois se conhecem em um grupo de apoio e acabam se apaixonando.

 

A_Culpa_das_Estrelas - Sick lit
“A Culpa é das Estrelas”- grande sucesso entre os adolescentes

Em “13 porquês”, de Jay Asher, a personagem Hannah Baker deixa 13 fitas cassete para a amiga Clay Jensen, relatando os bullyings que sofreu e explicando o porquê se suicidou.

os_13_porques_jay-asher- Sick lit
“Os 13 porquês”, de Jay Asher – um dos livros mais vendidos
Já em o “Extraordinário”, de R. J. Palácio, o personagem August Pullman, 10 anos, sofre de uma deformidade no rosto, e depois de passar por 27 cirurgias, vive a expectativa de seu primeiro dia na escola.
extraordinaio_livros-Sick lit
“Extraordinário”, de R. J. Palácio
O sucesso desta temática é tão grande, que no site da Veja, o livro “A Culpa é das Estrelas” está há 27 semanas em primeiro lugar, como literatura ficcional, mais vendida. E no Publish News, entre 09/09/2013 a 15/09/2013, é o quarto livro mais vendido.
O interessante é que as temáticas dos livros estão sempre mudando. Até pouco tempo atrás, os livros tinham como personagens principais: princesas, vampiros, hobbits, detetives etc.
Agora, eles abordam histórias de ficção,  mas que pode parecer com a história de vida de cada um de nós. Mas só fica uma grande questão. Será que nossos adolescentes estão preparados psicologicamente para absorver todo esse tipo de conteúdo?

Agora o DOGMA21 tem canal com vídeos.

Clique nessa frase, assine nosso canal e não perca os vídeos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.